Coletivo Educador



Nova Organização da Escola / Coletivo Educador


A implantação do Coletivo Educador na Escola Municipal Professora Hermínia Corgozinho está em processo de construção, juntamente com a SEMED.

Por trabalho coletivo entende-se aquele realizado por um grupo de pessoas – diretores, coordenadores, professores, cujo objetivo é de contribuir para assegurar o acesso do aluno à escola, sua permanência e a melhoria da qualidade de ensino.

Construir um trabalho coletivo, articulado e posicionado na escola é tarefa que exige empenho, persistência, paciência e crença naquilo que se quer. Essa construção é permeada por valores que extrapolam os muros da escola e envolve a realidade social como um todo. O coletivo na unidade escolar deve reforçar o coletivo no contexto social, mais amplo e vice-versa.

Trabalhar coletivamente exige disponibilidade, querer crescer, mudar, transformar, querer participar do processo de construção de uma nova escola e de uma nova sociedade.


Para a construção do Coletivo Educador na escola é fundamental:



  • Desejo de mudança por parte do coletivo da escola.
  • Mudança na organização, nas concepções de aprendizagem e avaliação.
  • Erradicação do índice de evasão e de reprovação.
  • Elevar o nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas (IDEB).
  • Ampliação de recursos humanos na escola.
  • Reorganização dos tempos e das funções dos professores (apoio).
  • Mudança na organização escolar e maior comprometimento dos profissionais.
  • Investimento na formação dos professores: (Cursos, palestras, encontros).
  • Formação continuada em parceria com CRPE, após levantamento de demanda da equipe pedagógica. 
  • Linha de trabalho da escola pautada na concepção sócio- cultural.
  • Encontro semanal do Coletivo Educador para planejamento de temas relevantes para a comunidade atendida que serão trabalhados de forma interdisciplinar pelas diversas áreas do conhecimento. 
  • A base curricular é organizada de maneira que todas as disciplinas tenham a mesma carga horária.
  • O módulo aula é de 1 h e 20 minutos (3 horários) e as atividades em sala de aula exigem uma organização metodológica que proporcione a construção do conhecimento em todos os momentos do fazer pedagógico. 
  • São grupos de 4 professores para cada 3 turmas (Português, Literatura e Artes / Matemática e Geometria / Ciências / Geografia e Historia).
  • Educação Física, Inglês e Ensino Religioso (Grupo Especializado).
  • Avaliação diagnosticada, processual e contínua objetivando o melhor desempenho escolar do aluno.


A responsabilidade de fazer o pedagógico passa a ser de toda a escola e a formação é concebida como um processo permanente embasado na ação. Não é só aluno que entra nessa avaliação, entra também o trabalho dos profissionais da escola. Investigar, diagnosticar os avanços e as necessidades de cada Coletivo Educador. A escola organizada no Coletivo Educador não avalia quanto um aluno sabe Português, Matemática, por exemplo, mas avaliam primeiro o sujeito, seu ritmo, dificuldades e problemas. A avaliação deve ser o ato de acolhimento do aluno e depois avaliar a relação dele com o conhecimento.


COM O TRABALHO COLETIVO PRETENDEMOS:
  • Elevar o nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas (IDEB).
  • Erradicação do índice de evasão e de reprovação.
  • Melhor organização da rotina escolar. 
  • Favorecer a melhoria da disciplina dos alunos.
  • Melhorar as condições do trabalho pedagógico.
Pedagogia Dialógica segundo Paulo Freire






  • Paulo Freire desenvolveu uma Pedagogia dialógica para lidar com os diferentes através de quatro passos:
  • Ler o mundo. Despertar o aluno pela curiosidade. 
  • Compartilhar o mundo. Isso exige solidariedade, respeito com o outro. Perguntar sempre ao próximo: que leitura você faz desse acontecimento, dessa realidade?
  • Construir o conhecimento coletivamente.
  • Dialogar sempre. Precisamos criar novos vínculos, novas relações sociais e humanas para que se consiga o sucesso. Não podemos deixar que nossos alunos fracassem e sim ensiná-los a suportar os próprios limites.




"A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz"

Equipe Pedagógica

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